Avaliação Contínua de Riscos-Atividades aplicadas pelos auditores para avaliar riscos

Conceitos de Gestão de Riscos

Componente crítico das atividades de uma organização é a identificação de riscos, afinal, quando falamos de riscos, sempre levamos em consideração a subjetividade, pois eles podem  ou não ocorrer, por exemplo: Caso Word Trade Center ou Titanic.

As categorias de riscos a que uma atividade esta exposta dependem da natureza dessa atividade e de como tratamos a sua possibilidade.

Gestão de Riscos é um processo conduzido em uma organização pelo conselho de administração, diretoria e demais colaboradores, aplicado no estabelecimento  de estratégias, formuladas, para identificar em toda a organização eventos em potencial, capazes de afetá-la,e administrar os riscos de modo a mantê-los compatíveis com o apetite a risco da organização e possibilitar garantia razoável do cumprimento dos seus objetivos.

Papel da Auditoria Interna na Gestão de Riscos

A postura ideal do auditor é a de revisor do processo de avaliação de riscos, mas que muitas vezes as circunstâncias da organização em que trabalha o obrigam a analisar os riscos diretamente, baseado no seu conhecimento do processo a ser auditado.

Em qualquer caso, a Auditoria Interna terá sempre a sua própria visão critica sobre os riscos, ou seja, o fato de haver uma outra área na empresa responsável pelo trabalho de acompanhamento dos riscos não implica em aceitação, pelo auditor, das opiniões emitidas por esses profissionais.

É necessário lembrar também do caráter subjetivo, sempre presente ao avaliar riscos, por mais que as empresas tentem tornar esta analise objetiva através de índices ou critérios  descritos em manuais ou dicionários de risco.

Professor Ibraim Lisboa será palestrante na 4ª Semana de Auditoria Interna com o tema Como Implementar uma Auditoria Interna na sua Empresa

Coordenador Pedagógico da Escola de Auditoria, Consultor do Portal de Auditoria, Administrador de Empresas, Auditor, Contabilista, Perito, Pós-Graduado em Direito Empresarial e em Administração e Finanças, Mestre em Marketing, Consultor em Gestão Empresarial com 30 anos de experiência em Auditoria, Perícias, Prevenção de Riscos Empresariais e Investigação de Fraudes Corporativas. Membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – AUDIBRA. Ministra Cursos e Palestras nas áreas de Segurança Patrimonial e Corporativa, Auditoria, Redução de Riscos e Custos com Passivo Trabalhista, Desenvolvimento e Gestão de Atividades Terceirizadas, dentre outros. Pioneiro, no Brasil, com o treinamento “Prevenção de Fraudes Corporativas e Riscos Empresariais”. Forte atuação em Treinamentos Empresariais realizados em todo o Brasil. Autor dos livros eletrônicos (E-book’s) Manual de Auditoria Interna, Como Formar uma Equipe de Auditores Internose Auditoria Interna Operacional, todas editadas pelo Portal de Auditoria – Curitiba/PR.

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