Diferença entre Auditoria Externa x Auditoria Interna

AUDITORIA EXTERNA

A Auditoria Externa é aquela realizada por auditores independentes (sem relação com a empresa auditada) e tem por objetivo o exame das demonstrações contábeis para emitir parecer ou opinião sobre as posição das mesmas.

Os auditores precisam assegurar que estas demonstrações representam adequadamente a posição financeira e patrimonial da entidade.

A Lei (11.638/07) obriga as empresas de grande porte a sujeitar suas demonstrações a análise de auditores externos registrados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). O objetivo principal dessa obrigatoriedade é o de que as demonstrações financeiras e contábeis das organizações de grande porte, principalmente as que tem ações em bolsa, transmitam segurança aos acionistas quanto à fidedignidade dos dados apresentados.

As Big Four, assim denominadas as grandes empresas de Auditoria Independente são as 4 grandes: Price Waterhouse (PWC), KPMG, Ernest & Yang (EY) e Deloit.

Os profissionais que exercem a auditoria Independente obrigatoriamente devem ter formação em Ciências Contábeis e o devido registro nos órgãos que regulamentam a profissão, CRC/CFC (Conselho Regional e Federal de Contabilidade) Ibracon ( Instituto Brasileiro de Contabilidade) e CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

AUDITORIA INTERNA

A Auditoria Interna é desempenhada por profissionais da própria empresa auditada com  etc formação multidisciplinar,(Administração, Contabilidade, Direito, Engenharia, Medicina, Enfermagem, Sistemas)  bastando para isso conhecer as Normas e Procedimentos Internacionais para o exercício da Auditoria Interna.

O foco da Auditoria Interna não será atestar a veracidade das demonstrações contábeis. Ela surgiu como aliada à alta administração das corporações com o objetivo de garantir o cumprimento dos regulamentos, normas, políticas internas, bem como as melhores práticas de governança.

A auditoria interna, visa testar, examinar ou averiguar o nível de segurança dos controles  internos existentes na organização e na constatação da fragilidade ou inexistência destes, propor melhorias ou apontar inconformidades.

A auditoria interna é focada nos processos internos da organização, onde procura identificar os riscos inerentes aos processos, a existência ou não de controles que mitiguem estes riscos e o quanto estes controles estão sendo efetivos para evita-los.

Resumindo as diferenças: Auditoria Externa/Interna:

Os trabalhos executados pelos Auditores Internos e Externos têm suas diferenças básicas caracterizadas por:

Prof. Ibraim Lisboa – Curitiba- 16/11/2015

Tags: O que é Auditoria Interna? | Governança Corporativa | A Importância da Auditoria



CURSO ONLINE:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *