Gerenciamento da Atividade de Auditoria Interna

O diretor executivo de auditoria deve gerenciar de forma eficaz, a atividade de auditoria interna para assegurar que adicione valor à organização.

Planejamento

O diretor executivo de auditoria deve estabelecer planos com base em análise de riscos para determinar as prioridades da atividade de auditoria interna, consistentes com as metas da organização.

– O plano de trabalhos de auditoria da auditoria interna deve ser baseado na avaliação de risco e realizado pelo menos uma vez ao ano. Informações apresentadas pela alta gerência e o conselho de administração devem ser consideradas nesse processo.

– O diretor executivo de auditoria deve considerar a aceitação de trabalho de auditorias propostos para consultoria baseado no potencial destes para melhorar o gerenciamento de riscos, adicionar valor e melhorar as operações. Os trabalhos de auditoria aceitos devem ser incluídos no plano.

Comunicação e Aprovação

O diretor executivo de auditoria deve comunicar à alta administração e ao Conselho para revisão e aprovação, os planos de atividades da auditoria e necessidades de recursos, incluindo mudanças temporárias significativas. Deve também comunicar o impacto de limitações de recursos.

Gerenciamento de Recursos

O diretor executivo de auditoria deve assegurar que os recursos de auditoria interna sejam apropriados, suficientes e efetivamente utilizados para cumprimento do plano aprovado.

Políticas e Procedimentos

O diretor executivo de auditoria deve estabelecer políticas e procedimentos para orientar a atividade de auditoria interna.

Coordenação

O diretor executivo de auditoria deve compartilhar informações e coordenar atividades com outros fornecedores internos e externos de serviços relevantes de auditoria e de serviços de consultoria para assegurar apropriada cobertura e minimizar a duplicação de esforços.

Comunicação com o Conselho e a Alta Administração

O diretor executivo de auditoria deve apresentar relatórios periódicos ao Conselho e à alta administração sobre o propósito, autoridade, responsabilidade e desempenho em relação a seus planos. Tais relatórios devem também incluir a exposição a riscos significativos e matérias sobre controle, governança corporativa e outras matérias necessárias ou solicitadas pelo Conselho ou pela alta administração.

Natureza do trabalho

A atividade de auditoria interna deve avaliar e contribuir para a melhoria dos processos de gerenciamento de riscos, de controle e de governança corporativa aplicando uma abordagem sistemática de disciplinada.

Gerenciamento de Riscos

A atividade de auditoria interna deve assistir à organização através da identificação e avaliação de exposições significativas a riscos e da contribuição para a melhoria dos sistemas de gerenciamento de riscos e de controle.

– A atividade de auditoria interna deve monitorar e avaliar a efetividade do sistema de gerenciamento de risco da organização.

– A atividade de auditoria interna deve avaliar os riscos de exposição no que diz respeito à governança corporativa da organização, operações e sistemas de informação relativos a:

• Confiabilidade e integridade das informações financeiras e operacionais.

• Efetividade e eficiência das operações.

• Salvaguarda do patrimônio.

• Obediência às leis, regulamentos e contratos.

– Durante o trabalho de consultorias, os auditores internos devem remeter-se ao risco consistente com os objetivos do trabalho de auditoria e estar alertas à existência de outros riscos significativos.

– Os auditores internos devem incorporar o conhecimento sobre riscos obtido em trabalhos de consultorias, ao processo de identificar e avaliar exposições significativas de riscos da organização.

Fonte: Curso – Auditoria, Controles e Gestão de Riscos

Mais informações no curso online Formação de Auditores Internos e Auditoria Interna, Auditoria, Controles e Gestão de Riscos



CONTATO: Escola de Auditoria®

Entre em contato conosco, publique suas matérias, mande contato para francisco@escoladeauditoria.com.br

Telefones: (41) 3272-8507 | (11) 4063-9121 | (21) 4062-7017 | (31) 4062-7641 | (51) 4063-8502 | (71) 4062-9568

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *