Operações da PF estimulam melhoria da governança nas empresas

Em função desse impacto, empresas têm investido em compliance, ou seja, conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares

Em março de 2014 foi deflagrada a Operação Lava Jato, considerada pela Polícia Federal como a maior investigação de corrupção da história do país. Com ela, foram expostos esquemas de corrupção envolvendo políticos, doleiros e as maiores construtoras do país – abalando a reputação de todas as instituições envolvidas.

Em função desse impacto, muitas empresas – citadas ou não na operação – têm investido em compliance que nada mais é que o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

O professor da Saint Paul Escola de Negócios, Marcos Assi, defende que mais importante que a aplicação dos programas de compliance criminal de lavagem de dinheiro e questões de anticorrupção é o compliance preventivo.

“Em minha humilde opinião, estamos errando o foco. O principal momento é o compliance preventivo, seguido de uma gestão de riscos integrada. Falar somente de lavagem de dinheiro e corrupção, mesmo sendo assuntos tão evidentes após a Operação Lava Jato, é deixar de lado muitos processos de controles e monitoramento sem a devida atenção”, explica Assi.

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/operacoes-da-pf-estimulam-melhoria-da-governanca-nas-empresas-1.1564308

Professor Marcos Assi será palestrante na 4ª Semana de Auditoria Interna com o tema Governança, Riscos e Compliance em Tempos de Lava Jato

* Marcos Assi é professor e consultor da MASSI Consultoria – Prêmio Anita Garibaldi 2014 e Premio Giuseppe Garibaldi 2016, Prêmio Quality 2014, Prêmio Top of Business 2014 e Comendador Acadêmico com a Cruz do Mérito Acadêmico da Câmara Brasileira de Cultura, professor de MBA na FIA, FECAP, Saint Paul Escola de Negócios, Centro Paula Souza, USCS, entre outras, autor dos livros “Controles Internos e Cultura Organizacional”, “Gestão de Riscos com Controles Internos” e “Gestão de Compliance e seus desafios” pela Saint Paul Editora.

Tags: 


Artigos relacionados:


Confira os Cursos Online relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *