Por que todos nós falamos tanto de compliance e praticamos pouco?

Antes que alguém fique revoltado, estou generalizando o tema, pois ainda necessitamos de muitas mudanças, pois tenho visto muita gente falando de programas de compliance, implementação de leis de prevenção a lavagem de dinheiro, leis anticorrupção, mas será que somente isto basta? Creio que não, estamos ainda um pouco longe disso tudo.

Agora tenho perguntando a muitas pessoas o seguinte: Se voce não fez nada de errado, porque foge das explicações e contrata varios advogados para defender uma coisa que segundo voce não fez errado, pois quem não deve não teme, acredito que seja este o ditado popular, portanto demonstre que estava em compliance com as leis, seja corajoso e não se esconda na barra da saia do governo, enfrente e mostre a todo o mundo o quão honesto realmente voce foi ou é.

Muita gente esta revoltada com o governo, criticam as atitudes e forma como pilharam a Petrobras, a merenda, o metrô e outras empresas, por um unico objetivo, se manter no poder, mas será que vale a pena? Bom se voce for honesto, a forma é repugnante, mas quem são as pessoas que podemos confiar? mais uma vez podem prender todos que fizeram algo errado, não tenho ladrão de estimação.

Entenda a diferença entre Auditoria Interna e Compliance, por Ibraim Lisboa

Bom reclamar é fácil, mas comprar um equipamento para capturar sinal da tv a cabo, alegando que o preço é alto, pode, vale salientar que sempre existe uma racionalização para quanto fazemos algo errado, igual aos políticos, que dizem que não fizeram nada fora da lei, depois vem a prova do fato, e dizem que não sabiam, fala sério.

Bater em outro carro no estacionamento e fugir é coisa de gente honesta ou não? Ralar outro veiculo estacionado na rua e fugir, coisa de gente honesta? Atropelar alguém nas avenidas e não prestar socorro, é coisa de gente honesta ou não?

Prestar serviço ilegais, transformando em “legalidades” é coisa de gente com conduta e ética, não validar a fonte do pagamento de seu cliente, mesmo sabendo que a fonte é de um objeto ilícito, deve ser a glória, não é verdade?

Baixar musica pela internet, alegando que é muito caro, pode, comprar DVD ou CD de games ou CD de musicas piratas pode, afinal é muito caro, e baixar programas ou software sem licença, pode, afinal é muito caro, mas será que não adquirir o item, não obrigaria a baixar o preço?

Adquirir um celular sem saber a procedencia e destravado pode, afinal quem consegue comprar um smatphone na loja, muitas coisas acontecem o tempo todo, e deixamos de lado a base da educação familiar, isso para quem teve, pois acredito que muitas pessoas não tiveram o minimo, e depois exigir o que de alguem que não faz ideia do que é a ética, conduta, carater, honestidade, entre outros.

E no futebol ao tentar ludibriar o arbitro, com uma expulsão, um gol, uma agressão, será que um dia ser honesto deixará de ser uma virtude, para ser tornar um padrão? E dentro das empresas então, tentar burlar um relatório, fraudar metas, prejudicar aos colegas, ou até mesmo a imagem da empresa, estas coisas me assustam muito, pois por melhor que sejam as regras, normas, processos entre outros modelos de controle, sempre vai haver alguém tentando burlar, ou tentando levar vantagem, haja compliance, controles internos, riscos, auditorias e monitoramento.

Pois falar é muito fácil, a dificuldade esta em fazer as pessoas seguirem as regras basicas e especificas, mas ainda tenho a esperança que muita coisa vai mudar, e quero fazer parte da mudança e voce também gostaria.

Fonte: Blog Marcos Assi

* Marcos Assi é professor e consultor da MASSI Consultoria – Prêmio Anita Garibaldi 2014 e Premio Giuseppe Garibaldi 2016, Prêmio Quality 2014, Prêmio Top of Business 2014 e Comendador Acadêmico com a Cruz do Mérito Acadêmico da Câmara Brasileira de Cultura, professor de MBA na FIA, FECAP, Saint Paul Escola de Negócios, Centro Paula Souza, USCS, entre outras, autor dos livros “Controles Internos e Cultura Organizacional”, “Gestão de Riscos com Controles Internos” e “Gestão de Compliance e seus desafios” pela Saint Paul Editora. www.massiconsultoria.com.br

Tags:


Artigos relacionados:


Confira os Cursos Online relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *